Por ser cercada de natureza, Campos do Jordão traz uma sensação maravilhosa de tranquilidade. Mas, apesar de momentos relaxantes, a cidade mais alta do Brasil também conta com atrações incríveis em cada canto: parques, museus, bondinho, sem contar as trilhas para caminhadas e outros passeios ao ar livre. É a cidade perfeita para quem quer apenas relaxar, agitar ou se aventurar. Confira as principais atrações de Campos:

Auditório Claudio Santoro

Principal palco do maior evento da música erudita da América Latina, o Auditório Claudio Santoro foi inaugurado em 1979 e seu nome é uma homenagem ao maestro falecido nesse mesmo ano, primeiro regente titular da Orquestra Sinfônica de Brasília.

Projetado pelo arquiteto italiano Gian Carlo Gasperini, a história do Auditório está ligada ao Festival de Inverno de Campos do Jordão, que começou em 1970, no Salão Nobre do Palácio Boa Vista. Devido ao seu sucesso do evento, foi necessário a criação do Auditório para receber o número de visitantes, que cresce a cada ano.

Museu Felícia Leiner

Localizado em uma área de mata com 35 mil m², o Museu Felícia Leirner foi inaugurado em 1979 e reúne um conjunto de 85 obras em bronze, cimento branco e granito da artista Felícia Leirner, distribuídas no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro.

O conjunto das obras revela a paixão da artista pela natureza e pelo local, que foi considerado um dos mais importantes do gênero no mundo pela Revista Sculpture, do International Sculpture Center, de Washington D.C. (EUA), em 1987.

Estrada de Ferro Campos do Jordão

Inaugurada em 1914, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi idealizada anos antes pelos médicos Emílio Ribas e Victor Godinho, para que pacientes com tuberculose pudessem chegar aos
sanatórios da cidade.

A ferrovia se tornou a principal via de acesso ao município. Nos anos seguintes trouxe muitos visitantes a Campos do Jordão, que já era um dos destinos turísticos mais queridos do Brasil nos anos 1970.

O passeio de bondinho começa na Estação Emílio Ribas, no Capivari e percorre a parte mais movimentada de Campos do Jordão, chegando a Abernéssia, um dos bairros mais tradicionais da cidade.

O tempo do percurso de ida e volta é de aproximadamente 30 minutos.

  • Avenida Emilio Ribas – Estação Emílio Ribas – Capivari
  • Tel.: (12) 3644-7408
  • Site

Museu Casa da Xilogravura

Inaugurada em 1987 pelo professor e escritor Antônio F. Costella, a Casa da Xilogravura é um museu particular instalado numa casa construída em 1928, que divulga a arte da xilogravura, uma gravura impressa sobre papel de uma matriz entalhada em madeira. O acervo tem milhares de obras, entre elas de Oswaldo Goeldi, Lasar Segall e Danúbio Gonçalves. 

  • Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295 – Jardim Jaguaribe
  • Tel.: (12) 3662 1832
  • Site · Facebook

Palácio Boa Vista

Inaugurado em 1964 como residência de inverno do Governador do Estado de São Paulo, o Palácio Boa Vista é um museu com um acervo com mais de 2 mil peças, entre mobiliário dos séculos 17, 18, 19 e 20, porcelanas, peças religiosas, pratarias, pinturas e esculturas.

O projeto original de 1940, do arquiteto polonês Jorge Przrembel, foi alterado e sua fachada atual lembra os castelos europeus.  Nos anos 1970, o Palácio recebeu o primeiro Festival Internacional de Inverno, que virou uma tradição em Campos do Jordão.

Centro de Lazer Tarundu

Idealizado por Ricardo Lenz, o Tarundu está localizado numa área de 500.000 m² de mata preservada, à 1.700m de altitude, com jardins, trilhas, casa na árvore e muito espaço para relaxar. 

O parque tem mais de 35 atrações para todas as idades, como Patinação no Gelo, Tirolesa com 800m de extensão e 60m de altura, passeios a cavalo, pônei, charrete, arco e flecha, orbit ball, tiro esportivo, boia cross, passeios de balão, bar e restaurante. 

Parque Capivari

O Parque Capivari acaba de passar por uma grande revitalização em sua estrutura, com um novo centro comercial em containers,  novas atrações, como o pedalinho Caravela, que leva até 4 pessoas, o famoso teleférico, espaços de passeio e descanso e o palco sobre o lago para receber shows e o consagrado Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Cervejaria Baden Baden

A fábrica da famosa cerveja Baden Baden de Campos do Jordão, uma das primeiras cervejas artesanais do Brasil, oferece tours guiados de 1 hora, mostrando o processo de fabricação, com direito a degustação, a visita precisa ser agendada.

Horários dos tours: entre 10h e 15h

Mãostiqueiras

O projeto Mãostiqueiras surgiu quando a idealizadora, Juliana Müller Bastos, descobriu que a maior parte dos criadores de ovelhas da região, fazia a tosquia de seus animais e jogava a lã fora.

Assim, a lã natural passou a ser processada pelas mulheres envolvidas no projeto, transformando-a em lindas peças de decoração e gerando benefícios ambientais, sociais, financeiros e culturais. A loja vende os produtos produzidos pelas colaboradoras, as lãs e ainda oferece oficinas.

  • Av. Pedro Paulo, 1455 – Parque da Lagoinha (no Circuito Turístico do Horto Florestal, em frente à Cervejaria Caras de Malte)
  • Tel.: (12) 3662 3207
  • De quarta à segunda, das 10h às 17h
  • Site · Facebook · Instagram

Tênis Clube Campos do Jordão

O Tênis Clube nasceu em 1928 com apenas uma quadra de tênis construída por Eduardo Levy e pelo engenheiro e tenista Aristides de Souza Mello, com contribuições arrecadadas de veranistas.

Ao longo dos seus mais de 80 anos, o Campos do Jordão Tênis Clube já organizou leilões, competições e apresentações, recebendo em suas quadras o escritor brasileiro Mário de Andrade, o campeão Pan-Americano em 2003, Fernando Meligeni, o argentino vice-campeão olímpico de tênis, em 2016, Juan Martín del Potro e muitos outros.

Localizado a mais de 1.800 metros acima das preocupações, o Tênis Clube é um dos mais tradicionais locais poliesportivos e sociais da região do Vale do Paraíba e costuma apoiar projetos sociais, ensinando valores por meio do esporte e lazer.