Bem-vindo a Campos do Jordão

Uma cidade linda na Serra da Mantiqueira, a 1628 metros de altitude, o município mais alto do Brasil.

Só isso já é motivo suficiente para imaginarmos belas paisagens e um clima
acolhedor e romântico, com a temperatura amena na maior parte do ano e um friozinho característico do inverno.

Campos do Jordão é isso e muito mais e por isso costuma receber milhares de visitantes do Brasil e do exterior que vêm, principalmente, de São Paulo (173 km), do Rio de Janeiro (350km) e de Belo Horizonte (500 km).

Mas você que é de outras localidades, também é muito bem-vindo para aproveitar uma completa infraestrutura, com uma grande e variada rede hoteleira, restaurantes, bares e comércio. Sem contar, é claro, que estar em Campos do Jordão é ter contato direto com a natureza, com muitos parques e atrações que agradam adultos e crianças, aventureiros e aqueles que querem apenas relaxar e aproveitar o ar puro da montanha e o aconchego em frente à lareira.

 

As Quatro Estações em Campos do Jordão

Engana-se quem acha que a cidade só tem atrativos durante o inverno. Em todas as estações Campos do Jordão tem muitas surpresas para seus visitantes.

Na primavera fica toda florida. E com as flores vem o maravilhoso perfume que fica no ar, muitos passarinhos e uma beleza sem fim, com as cores mais bonitas da natureza. Por todos os cantos florescem Bocas-de-Leão, Grinaldas de Noivas, Hortênsias, Azaleias e Jasmins. A temperatura sobe um pouco e os dias ficam muito agradáveis, ótimos para passeios.

No verão, os dias ficam mais quentes, mesmo assim, nada sufocante. É o clima ideal para aproveitar o dia e as noites para passear ou apenas se sentar num dos tantos bares da cidade para relaxar.

No outono, a cidade começa a ganhar ares europeus, com as árvores carregadas de folhas avermelhadas, que depois caem e cobrem as calçadas. O céu ganha um azul indescritível e os dias são ensolarados. Com o cair da tarde, já é possível sentir o friozinho que as pessoas tanto curtem.

E o inverno é uma festa, quando a cidade recebe mais turistas. Os dias ensolarados garantem temperaturas confortáveis, mas as noites são bem geladas e é possível sentir no ar o cheiro da lenha queimando nas lareiras.

Seja qual for a estação do ano, Campos do Jordão sabe receber seus visitantes com muito carinho.

História

De cidade sanatório a cidade turística

A história de Campos do Jordão está diretamente ligada ao tratamento da Tuberculose.

Mas começou bem antes, por volta de 1771, quando Inácio Caetano Vieira de Carvalho subiu a Mantiqueira em direção ao Pico do Itapeva, e fundou a Fazenda Bom Sucesso. Depois de obter a carta de Sesmaria do Governador da Capitania de São Paulo, lutou bravamente para defender as divisas de São Paulo contra seu vizinho sesmeiro, João da Costa Manso, da Fazenda São Pedro, em Minas Gerais. Foi graças a ele que Campos do Jordão permaneceu paulista.

Com a sua morte de Inácio em 1823, seus herdeiros hipotecaram a sesmaria ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, que deu nome à cidade, já que o povo se referia à fazenda como os campos do Jordão, apesar dele nunca ter vivido aqui.

Anos depois, essas terras foram vendidas e um desses compradores foi o português Matheus da Costa Pinto, que é considerado o fundador de Campos do Jordão, fundando a Vila de São Matheus do Imbiri em 29 de abril de 1874, hoje Vila Jaguaribe.

Aos poucos o Imbiri foi se transformando em uma área bastante povoada e com a construção da Pensão São Matheus, em 1878, a vila começou a receber comerciantes e também doentes que vinham em busca de tratamento para os pulmões. Depois de alguns meses respirando os ares da serra, esses doentes retornavam às suas cidades curados e falando maravilhas sobre o clima da cidade.

Mas para se chegar à Campos, o caminho era difícil e demorado. Muitos doentes subiam a montanha pelas encostas da serra, no lombo de burros. Foi então que Matheus se associou a José Ignácio dos Santos Bicudo para abrir a antiga estrada de rodagem para Pindamonhangaba, iniciando um sistema de transportes a cavalo, com banguês e com liteiras. Mas o acesso à cidade continuava difícil.

Mesmo assim, muitos médicos vieram para Campos para auxiliar no tratamento dos doentes, que chegavam cada vez em maior número, contribuindo para o crescimento da Vila. 

Com a chegada dos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho, Campos do Jordão começou a mudar, já que foram eles os idealizadores da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Inaugurada em 1914, a Estrada de Ferro facilitou o acesso de doentes, mas também começou a trazer os primeiros turistas para a cidade.

Com o desenvolvimento da penicilina, a partir da década de 1960, que possibilitou o tratamento da tuberculose, Campos do Jordão passou a investir na sua natural vocação: o turismo.

A inauguração do Festival de Inverno de Música Clássica, em 1970, organizado na época no Palácio Boa Vista, transformou a cidade em referência no turismo de inverno no Brasil, posição que mantém até hoje, graças à sua cultura, gastronomia, tradição hospitaleira, suas belezas naturais e seu clima, considerado o melhor do mundo no Congresso de Climatologia de Paris, em 1957.